Offline
Navio que ficou retido em Salvador chega a Santos e cancela viagens
03/01/2022 12:22 em Brasil

 O navio de cruzeiro Costa Diadema chegou ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (3) para o desembarque dos passageiros e tripulantes após a suspensão das atividades pela Anvisa devido ao surto de Covid a bordo. A companhia marítima Costa Crociere anunciou o cancelamento das próximas duas saídas do cruzeiro.

Segundo a Anvisa, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. A investigação epidemiológica conduzida pela agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Salvador concluiu que ocorreu uma transmissão comunitária de COVID-19, nível 4, dentro da embarcação.

O Costa Diadema teve as atividades interrompidas pela Anvisa no dia 30 de dezembro, quando a embarcação estava no porto de Salvador. O navio foi liberado no dia seguinte para voltar ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros, mas permaneceu com atividades suspensas.

A Anvisa solicitou às autoridades de Salvador a permissão para desembarque dos passageiros que testaram positivo para Covid-19. Eles ficaram em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. A maioria é assintomática, com apenas alguns indivíduos sintomáticos leves. Moradores do município também foram autorizados a desembarcar. Em seguida, o navio iniciou a viagem de retorno à Santos.

 O desembarque dos passageiros começou por volta de 9h30. A interrupção das próximas viagens, anunciada pela companhia, vale para os embarques que deveriam acontecer no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira e no dia de 10 janeiro e, também, nos dias 6 e 13 de janeiro no Porto de Salvador (BA).

A previsão de retomada dos cruzeiros de sete noites do Costa Diadema é a partir de 17 de janeiro, com embarques nos dois portos até 18 de abril. "A companhia já está em contato com os hóspedes e as agências de viagens afetadas por essas mudanças, oferecendo créditos para a realização do cruzeiro em outro período", disse a companhia, em nota.

A Costa Crociere confirmou que as atividades do outro navio da companhia, o Costa Fascinosa, não sofreram alterações. Os embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí continuam conforme programação.

Costa Cruzeiros

Em nota enviada ao g1 na manhã desta segunda, a Costa Cruzeiros informou que o processo do desembarque dos hóspedes está em andamento e seguindo conforme o planejado. Os passageiros que testaram positivo para a Covid-19 durante a viagem estão sendo levados às suas residências em transportes privados.

A companhia disse, ainda, que vem adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros por meio do Protocolo de Segurança Costa, respeitando as determinações das autoridades locais. Conforme a Costa, os protocolos reúnem uma série de medidas relativas a todos os aspectos do cruzeiro.

Informou, ainda, que durante os cruzeiros, realiza a testagem diária de 10% dos hóspedes, além de manter 100% da tripulação regularmente testada. "A segurança, a saúde e o bem-estar dos hóspedes, tripulantes e das comunidades nos destinos são prioridades máximas para a Costa Crociere”, finalizou na nota.

Anvisa reforça urgência de interrupção da temporada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, neste domingo (2), um comunicado contraindicando o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após os surtos a bordo das embarcações que operam no país. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

A recomendação da Anvisa, segundo emitido em comunicado, leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.

A orientação feita pela agência reguladora acontece após pelo menos três navios de cruzeiro registrarem casos de Covid-19 a bordo nos últimos dias.

Além do Costa Diadema, o MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo (2), no Rio de Janeiro (RJ), com 28 casos de Covid-19 a bordo. O MSC Splendida teve o cruzeiro suspenso neste domingo (2) e entrou em quarentena após determinação da Anvisa em Santos. Milhares de passageiros aguardaram por horas no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) até serem informados da decisão.

Apesar do anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante a noite, a Anvisa informou que a embarcação já havia sido notifica no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque. O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines.

De acordo com a Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.

G1

COMENTÁRIOS