Offline
Maior planta do mundo é descoberta na Austrália
01/06/2022 11:03 em Ciência e Saúde

Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder descobriram na costa da Austrália a maior planta do mundo. A “Posidonia australis” foi localizada em Shark Bay, cerca de 800 km ao norte da cidade Perth, e se estende por 180 km. A equipe de cientistas estima que a erva marinha tenha pelo menos 4.500 anos.

O estudo foi publicado nesta quarta-feira (1) na revista Proceedings of the Royal Society B.

Os pesquisadores estudavam a diversidade genética da Posidonia australis. Segundo Jane Edgeloe, principal autora do estudo, a equipe coletou amostras de brotos de ervas marinhas do outro lado da baía e examinou 18 mil marcadores genéticos para criar uma “impressão digital” em cada um.

“A resposta nos surpreendeu – havia apenas uma! É isso, apenas uma planta expandiu mais de 180 km em Shark Bay, tornando-a a maior planta conhecida na Terra”, disse Edgeloe.

A planta também se destaca por sua resiliência. “Ela parece ser realmente resistente, pois experimentou uma ampla gama de temperatura e salinidade, além de condições extremas de luz alta, condições que juntas seriam muito estressantes para a maioria das plantas”, disse Elizabeth Sinclair, autora sênior do estudo.

Os cientistas montaram uma série de experimentos em Shark Bay para entender como essa planta sobrevive e prospera sob condições tão variáveis.

 

G1

COMENTÁRIOS