Offline
Professor de astronomia de Bauru explica como observar pico de chuva de meteoros visível na região
21/10/2022 15:45 em Destaque

Do G1- O céu das regiões de Bauru (SP) e Marília (SP) será palco também de um belo evento astronômico neste fim de semana: o pico da chuva de meteoros Oriônidas. Em média, dez fragmentos de rochas, oriundas de corpos celestes, podem ser vistos por hora.

O fenômeno começou no dia 2 de outubro e segue até dia 7 de novembro. O pico, contudo, está previsto para esta sexta-feira (21) e sábado (22), a partir das 23h. Como a expectativa é de céu encoberto por nuvens, a observação pode ser prejudicada no inicio da noite de sexta-feira.

Conforme explicou o professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, será possível observar a chuva de meteoros com trilhas que podem durar por vários segundos.

Professor de astronomia de Bauru explica como observar pico de chuva de meteoros

“A chance de visualizar uma quantidade maior dessa chuva de meteoros quando as ‘três marias’ nascerem, que são aquelas estrelas de brilho bem parecido que foram uma linha reta de estrelas”, explica.

Não são necessários equipamentos especiais, como telescópios, para visualização, mas o professor recomenda que aos amantes da astronomia se reúnam em locais afastados da área urbana, por conta da luz dos postes de iluminação que atrapalham a visualização.

Fora do pico, no máximo três meteoros podem ser vistos no céu durante o período de chuva. Esses meteoros fazem parte da constelação de Orion e são fragmentos de poeira deixados para trás pelo cometa Halley que adentram na órbita do planeta.

Evento para observação

Para acompanhar tudo de "perto" e bem explicado, o professor convida os amantes de astronomia para o evento no Museu do Café, localizado a cerca de 30 minutos de Bauru, neste sábado e domingo (23).

No local, será possível observar o céu com auxílio de telescópios e, ainda, desfrutar de alimentação. A entrada do evento, aberto para o público, é R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. Crianças de até 2 anos não pagam. Reservas devem ser feitas pelo formulário. 

Foto: AstroPics.com, Wally Pacholka/AP

 

COMENTÁRIOS