Offline
Tamanduá-bandeira é flagrado 'passeando' em condomínio no Interior de SP
12/12/2022 18:10 em Destaque

Do G1- Um morador de São Carlos (SP) flagrou um tamanduá-bandeira "passeando" em um condomínio de chácaras, no domingo (11). 

Maria Amélia Dotta disse à EPTV, afiliada da Rede Globo, que seu pai avistou o animal e fez as imagens.

"Apareceu cedinho, ele estava caminhando. O condomínio logo chamou o Corpo de Bombeiros que resgatou o animal e o soltaram na mata", contou.

Tamanduá-bandeira

Os tamanduás são os únicos mamíferos terrestres que não possuem dentes. Seu comprimento da cabeça e corpo é de 1 a 1,2 metro. Só de focinho, são quase 45 centímetros e tem ainda a cauda, com 60 a 90 centímetros.

A cauda tem pelos longos que formam uma espécie de bandeira, o que serviu para adjetivação do nome.

O tamanduá é um animal de hábitos diurnos, normalmente vagaroso, mas quando perseguido pode fugir em galope.

O famoso abraço de tamanduá, tido como símbolo de traição, é praticamente a única defesa desse animal desajeitado e de visão e audição muito limitadas. O melhor sistema de alerta do tamaduá-bandeira é o olfato, esse sim, apuradíssimo.

Ao pressentir o perigo, ele faz uso de articulações extras e levanta as patas dianteiras, apoiando o peso num tripé formado pelas duas patas traseiras e a cauda. É a posição de defesa, mesmo assim o tamanduá-bandeira suporta certa proximidade com o homem, sobrevivendo em áreas de lavouras e até perto de cidades.

Foto: Alexandre Sá/TG

COMENTÁRIOS