Um incêndio na palha da cana-de-açúcar colhida às margens da Rodovia José Corona, em Guariba (SP), provocou redemoinhos de fogo nesta quinta-feira (11). O vento ajudou na formação do fenômeno, registrado por pessoas que passavam pela pista.
As chamas começaram na tarde desta quinta-feira e a origem delas é desconhecida, segundo a usina responsável pela área.
Equipes da empresa e de mais duas usinas da região se uniram no combate ao incêndio, utilizando caminhões-pipa. Tratores também foram usados para abrir aceiros e evitar que o fogo avançasse.
Apesar disso, a queimada avançou por uma grande área e levantou densas colunas de fumaça, chegando à Rodovia Deputado Cunha Bueno, vizinha ao trecho. Os motoristas tiveram que redobrar a atenção para seguir viagem com segurança.
Umidade relativa do ar baixa
O nível crítico da umidade relativa do ar, causado pelo tempo seco e pelo calor, levou a Defesa Civil de São Paulo a emitir o alerta severo pelo segundo dia consecutivo para a região de Ribeirão Preto. A notificação faz os celulares dos moradores tocarem mesmo se os aparelhos estiverem no modo silencioso.
“Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e não faça queimadas”, diz o texto do alerta.
Na região, o índice chegou a 7% nesta quinta-feira em Barretos, São Simão e em Ribeirão Preto, os mais baixos do estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Aeronaves no combate às chamas
Em Cajuru (SP), o combate a focos de incêndio que começou na noite de quarta-feira (10) em uma área de preservação permanente ganhou reforço nesta quinta-feira de uma aeronave para aplicação de retardante.
O produto químico vermelho é capaz de apagar incêndios cinco vezes mais rápido do que a água.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuam no local.
Já em Cássia dos Coqueiros (SP), o helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi disponibilizado para jogar água diretamente sobre as chamas em uma área de vegetação natural.
EPTV