Offline
Já é possível consultar IPVA pela internet
02/01/2013 14:15 em Carros

 

A consulta aos valores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2013 já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (click aqui para consultar).
 
O calendário de pagamentos começa a vencer em 11 de janeiro, sexta-feira da próxima semana. A data de vencimento depende do número final da placa do veículo.
 
Para pagamento à vista em janeiro, o desconto é de 3%. O IPVA também pode ser pago à vista em fevereiro ou parcelado em três vezes.
 
Além de informar o valor exato do imposto, o acesso pelo site da secretaria estadual da Fazenda dá a opção ao contribuinte de gerar o boleto para efetuar o pagamento (basta colocar os números do Renavam e do CPF do proprietário do veículo ou do CNPJ da empresa).
 
Mais barato
O cálculo do IPVA leva em conta o tipo de veículo e o combustível. A alíquota de motos é de 2%. Para os carros, o IPVA é de 4% para modelos flex ou a gasolina e de 3% para modelos a álcool ou GNV.
 
Em 2013, o imposto caiu 5,08% para motos e quase 10% para carros. A queda foi influenciada pela desvalorização do preço dos usados, que tiveram redução no preço para competir com os novos mais baratos.
 
O estado de São Paulo tem cerca de 16 milhões de veículos registrados, segundo a Fazenda.
 
Seguro obrigatório
O seguro obrigatório deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou com a cota única.
 
A taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito também deverão ser quitadas.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!