Offline
Ladrões usam telhado para invadir lojas no Centro de Ribeirão Preto, SP
19/09/2014 09:43 em Notícias Policias

Uma prática inusitada dos ladrões tem surpreendido donos de estabelecimentos comerciais no Centro de Ribeirão Preto (SP). Sem recorrer a arrombamentos e sem chamar atenção de quem está do lado de fora, os criminosos têm conseguido invadir lojas pelo telhado para praticar furtos.  A Polícia Militar contabiliza ao menos 12 ocorrências desse tipo e alega que já chegou a prender três suspeitos de envolvimento, mas estes foram soltos por falta de flagrante. Ao menos um deles pode ter praticado novamente o crime após ser liberado, segundo a PM.
Um dos alvos mais recentes foi uma oficina mecânica. Os ladrões entraram no último sábado (13) no estabelecimento durante a madrugada e agiram sem pressa, relata o consultor da área técnica da empresa, Antonio Afonso Natale. “Ficaram aqui dentro o tempo que precisaram. Foram para a lanchonete, entraram na área administrativa, levaram a TV da sala de espera. São ousados. São mágicos, estão descendo pelo teto agora”, ironiza o funcionário.
 
Segundo ele, o disparo do alarme não foi suficiente para afugentar os ladrões. Diante do prejuízo estimado em R$ 3 mil, a empresa terá que reforçar a segurança.  “O pessoal da ronda veio, mas como estava tudo trancado não detectaram nada na hora. Não dava para imaginar que tinha uma pessoa aqui dentro.”
Na loja de carros de Flávio Luis dos Santos, a tática criminosa de entrar pelo teto do escritório parece ter se transformado rotineira. Foram cinco ocorrências em um mês, segundo ele. Ele acredita que, em todas elas, o mesmo homem atuou. “A mesma pessoa, porque a gente já tem prova. Já temos as filmagens. E ele já está acostumado a sair impune. A polícia até faz um excelente trabalho de prender, mas ele entra pela porta da frente e sai pela porta do fundo. Infelizmente a nossa lei é falha”, reclama.
 
Com medo de levar novos prejuízos, ele cogita passar a dormir em sua empresa. “À noite falta muito policiamento aqui. Vou ter que dormir na loja, porque o que estou trabalhando de manhã ele está me levando à noite. Não há condições de a gente está trabalhando assim.”
 
Monitoramento
A Polícia Militar confirma que, depois de serem constatados 11 furtos, três suspeitos foram identificados por meio do sistema de monitoramento de câmeras no Centro da cidade e chegaram a ser levados para a Polícia Civil, onde foi instaurado um inquérito.
Contudo, estes foram liberados por falta de flagrantes. Logo depois disso, ao menos mais um caso parecido foi registrado, com a suspeita de que ao menos um dos que tinham sido capturados estava envolvido, disse o capitão da PM Paulo Henrique de Carvalho. "Aparentemente é a mesma pessoa que já está identificada, que na sexta-feira para o sábado de madrugada já foi conduzida até o distrito policial, porém acabou sendo solta”, disse.
Com as imagens do furto mais recente, ele espera que as prisões sejam cumpridas em breve. “É importante salientar a fragilidade de nossa legislação, que permite que pessoas, mesmo identificadas, possam permanecer na rua cometendo crimes”, criticou.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!