Offline
Corpo do escocês desaparecido em Brotas é encontrado após quatro dias
25/09/2014 09:42 em Notícias Policias

O corpo do escocês George Renwik, de 82 anos, que há dez morava em Brotas (SP), foi encontrado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (24) em em um canavial de Dois Córregos, cidade que fica a 40 quilômetros de onde ele morava. O idoso, que estava desaparecido há quatro dias, tinha uma perfuração na nuca, segundo o delegado Douglas Brandão do Amaral, que investiga o caso. O principal suspeito, um jovem de 20 anos, negou a autoria do crime, mas foi levado para a cadeia de Rio Claro.

Renwik, conhecido como San, morava com a família e não falava português. Ele foi visto pela última vez quando saiu de carro, na manhã de sábado (20). Uma amiga da família informou que os parentes desconfiavam que o idoso pudesse ter sido roubado por usuários de drogas. Ela afirmou que Renwik não sofria de nenhuma doença e estava perfeitamente lúcido. Uma foto publicada no Facebook trazia a imagem do escocês e pedia que informações sobre o paradeiro dele fossem repassadas à família ou à polícia. Amigos e parentes se uniram às polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal nas buscas pelo idoso em Brotas.
 
Investigação
 As primeiras pistas surgiram quando a Polícia Militar encontrou, na segunda-feira (22), o carro da vítima, um Santana, abandonado em um bairro distante de onde ele morava. Dentro do veículo, que estava sem o rádio, havia uma calça que não pertencia ao escocês, mas ao suspeito que a esqueceu no automóvel.
 
“Com a localização do veículo, passamos a analisar a posição do banco, objetos deixados dentro do veículo, como uma calça, o que foi um passo muito importante para se chegar ao autor desse provável latrocínio. Porque a vítima é uma pessoa muito franzina, pequenininha, magrinha e essa calça é número 48, o que nos chamou a atenção. A partir de oitivas com testemunhas conseguimos chegar ao autor, uma pessoa de 1,90 metro, que veste 48, mesmo número da calça localizada. Familiares do autor reconheceram a peça como sendo dele", afirmou o delegado.
 Depois, o dono de um supermercado da cidade avisou a polícia que havia recebido cheques em nome do aposentado. A agência bancária em que o idoso mantinha a conta confirmou que a assinatura era falsa. "Temos muitas provas contra ele. Ele nega a participação do crime, mas indiciamos ele pela prática de latrocínio consumado", explicou Amaral.
 
Assustados
 A família do idoso não quis dar entrevista sobre o caso. No bairro Bela Vista, onde ele morava, os vizinhos estão assustados. A aposentada Letícia Jordani viu o escocês no sábado quando ele saiu para comprar pão. “Ele passou de carro duas vezes ao redor da praça, mas a gente não tinha noção que logo após iria acontecer alguma coisa contra ele”, disse.
 A dona de casa Vera Lúcia Loureiro relatou que o idoso era gentil. “Uma pessoa boa, não tinha o que reclamar dele. Eu o vi no sábado por volta das 7h30, ele subiu com o carro e depois não vi mais”, relatou.
“Não dá para entender porque fizeram isso com uma pessoa tão boa. Não dá para entender”, desabafou a também dona de casa Maria Alice Matos.
 
O corpo do escocês vai ser cremanda na manhã desta quinta-feira (24), em Bauru. O consulado britânico informou que vai prestar toda assistência que a família precisar.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!