Offline
Secretaria de Segurança do DF abre inquérito para apurar tiros em manifestantes
25/05/2017 08:22 em Política

tirobra

A Secretaria de Segurança Pública do governo do Distrito Federal informou que foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias em que dois policiais militares aparecem atirando contra os manifestantes, durante protesto realizada nesta quarta-feira em Brasília. A ação dos policiais foi revelada em um vídeo publicado pelo GLOBO. A atitude foi considerada "errada e inadmissível" pelas autoridades. 

De acordo com a secretaria, o Corpo de Bombeiros realizou 49 atendimentos no local, sendo que quatro pessoas foram liberados no local e as demais foram encaminhados aos hospitais. Ainda segundo o órgão, 45 mil pessoas participaram do atom, dez mil além do número divulgado inicialmente.

Entre os motivos dos atendimentos às vítimas estão mal estar; ferimentos, como cortes nas mãos e no pescoço; queda por trauma na coluna e perfuração por arma de fogo. Do total de feridos, segundo o balanço, oito são policiais militares.

Segundo o balanço, a Polícia Civil instaurou 12 procedimentos, sendo que oito manifestantes foram conduzidos ao Departamento de Polícia Especializada. Destes, três foram presos. Entre os motivos estão porte de substância entorpecente, porte de arma branca, pichação, lesão corporal e desacato.

Durante o protesto, foram registrados três incêndios nos Ministérios da Agricultura, da Integração Nacional e em banheiros químicos. Houve também depredações em oito ministérios e na Catedral.

AO MENOS SETE TIROS DISPARADOS

O incidente na Esplanada dos Ministérios aconteceu entre os prédios dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social, quando um grupo tentava se aproximar de um dos edifícios. Os manifestantes ainda estavam distantes da entrada do prédio, fechada por tapumes, quando alguns policiais começaram a sacar armas de fogo. Jornalistas que estavam próximos estranharam o movimento e se prepararam para registrar as imagens. Foi quando os primeiros disparos, não registrados em vídeo, foram efetuados na direção do chão.

No vídeo, um grupo de policiais aparece alinhado ao fundo quando o primeiro deles sai correndo em direção à manifestação, disparando alguns tiros para cima e depois na direção às pessoas que se aproximavam. Os manifestantes recuam em direção ao gramado central da Esplanada e os PMs avançam. Nas imagens feitas pelo GLOBO é possível ver ainda que os manifestantes atiram objetos na direção do grupo de policiais. Um policial improvisou um escudo com um pedaço de tapume.

Após os primeiros disparos — cinco no total —, em meio a policiais atônitos, um outro PM sai sozinho na direção dos manifestantes com a arma em punho. É possível ver o momento em que ele efetua disparos. Ele já não mira para o alto. A arma está apontada na direção da multidão.

Esse segundo policial que dispara dois tiros aparece sem coletes à prova de balas e grita com os colegas da corporação.

— Bora recuar, bora recuar — diz o policial, após dar os disparos.

Minutos após o registro dos disparos, manifestantes começaram a gritar do gramado que os tiros tinham atingido alguém. Um vídeo feito também pelo GLOBO mostra um manifestante ensanguentado deitado no chão do gramado, cercado de pessoas que pedem ajuda. Enquanto uns tentam conter o sangue, outros pedem socorro. É possível ouvir a voz de uma mulher pedindo para que se ligue para o serviço do Samu.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde confirmou que um homem foi atingido por um tiro de arma de fogo durante a manifestação. Não se sabe, porém, de onde partiu o disparo. A vítima foi levada para o Hospital de Base do Distrito Federal, a maior unidade de saúde pública da cidade, onde foi submetido a uma cirurgia. O governo não divulgou o estado de saúde dele.

(O Globo)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!