Offline
Telhados verdes refrescam as construções e contribuem para o meio ambiente
09/10/2019 10:51 em Destaque

A consciência com o meio ambiente e a sustentabilidade na hora de erguer construções vem ganhando cada vez mais força. Em vista disso, o telhado verde ou terraço verde surge como uma opção de menor impacto para a natureza e tem se expandido pelas capitais e cidades do interior.

Quem deseja ter uma área verde em casa e não conta com muito espaço no andar térreo pode optar por instalar o telhado verde no terraço. A vegetação no topo da casa regula a temperatura do ambiente, deixando o local mais fresco e economizado energia no uso de ar-condicionado, por exemplo.

Mas, apesar da funcionalidade, os profissionais alertam: nem todas as construções suportam este tipo de estrutura. Primeiramente, a casa deve ser reforçada desde o levantamento da estrutura, contando com o projeto de um arquiteto ou engenheiro.

"Quem deseja instalar o telhado verde em casa deve fazer uma avaliação junto a um profissional desde o levantamento da obra ou optar por uma reforma. Um dos motivos é que a terra encharca com a chuva, aumentando o peso da estrutura, o que pode colocar em risco os moradores da casa", explica a arquiteta Camila Alamino.

Não há limites de terrenos e altura de construções para instalar a vegetação no topo. "Topos de prédios ou casas térreas podem contar com o terraço verde, independente do terreno do local e da altura em que se localiza a construção. O reforço está mesmo na estrutura do local", continua.

Estrutura específica e reforçada

Além do reforço da estrutura, a arquiteta explica que a construção é feita de camadas e conta com um sistema de escoamento próprio.

"Não se trata apenas de implementar um jardim, é preciso todo um sistema de calhas de escoamento da água da chuva, sistema de drenagem e camadas impermeabilizantes até que se coloque a terra comum ou junto com um substrato específico, que seria um material orgânico misturado com terra que nutre o solo. Uma conversa com um profissional deve sanar todas as dúvidas do dono do imóvel."

Quem deseja instalar o terreno verde em uma construção deve se conscientizar que, mesmo que tenha grama no local, ainda não se está em "chão firme".

"É importante que o dono do local plante apenas aquilo que a estrutura permite e o que vá se desenvolver nos limites da profundidade da terra. A terra com substrato é indicado para estes casos, pois permite um bom aproveitamento do espaço em poucos centímetros de terra", conta.

Vegetação ideal

A arquiteta também alerta que nem todos os tipos de vegetação e plantas podem ser cultivados no terraço. "Por haver poucos centímetros de terreno, utilizam-se plantas menos complexas e de raízes menos profundas. É preciso haver um acordo entre a necessidade da planta e o espaço disponível para plantá-la", comenta.

Em relação ao espaço limitado e à pouca profundidade de desenvolvimento das plantas, a bióloga e paisagista Bel Harris comenta sobre a importância do planejamento do jardim.

"É preciso respeitar a construção e os objetivos do cliente. Muitas vezes, ideias do paisagista ou biólogo precisam ser abortadas por falta de estrutura adequada ou até mesmo entram com uma reforma no local, que poderia ter sido evitada", conta.

A bióloga ainda comenta que o principal tipo de vegetação para este tipo de jardim são as forrações. "Grama Esmeralda é sempre indicada e todas as outras com cerda de 10 a 15 centímetros. Quem deseja cultivar uma horta no local precisa reforçar a estrutura e conversar com um arquiteto ou engenheiro."

Benefícios de quem adotou o terraço

O líder de expedição e guia turístico Cassiano Zaparoli Zaniboni, morador de São José do Rio Preto (SP), conta com um amplo terraço verde no topo de casa, que foi projetada para receber o modelo.

"Na cidade em que moro faz muito calor. Como sempre amei a natureza, antes mesmo de construir a casa já pensava e estudava sobre o modelo de terraço para implementar. Conciliei a sustentabilidade com o bem estar de ter um jardim no topo de casa", conta.

Cassiano comenta que os benefícios podem ser sentidos assim que se entra no local. "É como ficar embaixo de uma árvore. Comparando a temperatura dentro e fora da casa, podemos sentir a diferença de cinco graus a menos dentro do ambiente. Na maioria das vezes, é como estar com o ar-condicionado ligado."

Para deixar o local mais funcional, o líder de expedição fez o uso do substrato tecnológico para aproveitar e desfrutar mais do ambiente. "A terra molhada encharca muito e pode pesar o telhado. Pensando nisso, comprei e implementei a terra com um substrato tecnológico enriquecido, que me permite aproveitar melhor o espaço para plantar", comenta.

Em um dia de chuva forte, um telhado feito de terra comum pode pesar cerca de 600 quilos por m². Já com o substrato específico, pesa cerca de 40 quilos por m².

Com um telhado de extensivo, o calor é absorvido em dias de altas temperaturas e não é irradiado para as outras casas. "Além do telhado ajudar no escoamento da água da chuva, minha casa não irradia calor para os vizinhos e, sim, o absorve, trazendo benefícios para mim e para quem mora ao lado", conta Cassiano.

G1

COMENTÁRIOS