Offline
Sudeste da Austrália é atingido por tempestades de poeira
20/01/2020 11:12 em Mundo

Nuvens gigantes de poeira e massas de granizo do tamanho de bolas de golfe foram vistas entre domingo (19) e esta segunda-feira (20) em Sydney e Canberra, no sudeste da Austrália.

Não foi a primeira aparição das nuvens de poeira, que surgiram nos últimos dias em vários locais do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney. Vídeos postados na internet mostram as nuvens de terra avançando sobre ruas, casas e carros das cidades.

Moradores das cidades de Dubbo e Parkes descreveram o céu ficando laranja à medida que a tempestade se aproximava, e publicaram vídeos mostrando o céu completamente preto apenas alguns minutos depois, quando a tempestade desceu sobre as cidades, informou a rede de televisão americana CNN.

As tempestades de poeira provavelmente foram provocadas por ventos fortes na área - rajadas de vento de até 107km/h em Dubbo e 95km/h em Parkes, de acordo com o Departamento de Meteorologia da Austrália. O estado sofre com uma seca há vários anos, o que significa que a terra está seca e o solo, solto - facilitando a poeira de ser levantada.

A chuva amenizou a situação na noite de domingo (19), lavando a poeira em Dubbo e Parkes. A chuva também foi um alívio para os bombeiros de Nova Gales do Sul, que estão combatendo os piores incêndios que o país já viu em décadas.

Na sexta-feira (17), a chuva havia caído, em 24 horas, na maioria dos focos de incêndio do estado, disse o Corpo de Bombeiros Rural.

Mas as chuvas não foram suficientes para apagar as chamas e provavelmente não serão suficientes para acabar com a seca, segundo apuração da rede de televisão americana CNN.

A tempestade de poeira de domingo (19) foi a segunda no centro de Nova Gales do Sul em uma semana; outra tempestade gigante atingiu a cidade de Forbes, ao sul de Dubbo, na última quinta (16), informou o Nine News.

Tempestade de granizo

Já capital do país, Canberra, no Território da Capital Australiana, foi atingida por uma tempestade de granizo nesta segunda (20). Alguns pedaços tinham o tamanho de bolas de golfe, segundo a CNN.

O granizo parou após cerca de 15 minutos, mas as pedras, com cerca de 5 cm de largura, foram suficientes para quebrar janelas e ferir dezenas de pássaros, disse Tom Swann, pesquisador do Instituto Australiano de Canberra. Ele encontrou uma cacatua machucada e a levou ao veterinário. Havia um "fluxo constante de pássaros feridos entrando [no consultório]", relatou à CNN.

A tempestade de granizo segue para o leste, em direção às cidades costeiras de Sydney, Wollongong e Newcastle, de acordo com o Departamento de Meteorologia. A agência alertou que as cidades podiam ter "ventos prejudiciais (possivelmente destrutivos), grandes pedras de granizo (possivelmente gigantes) e fortes chuvas".

Há oito dias, o céu de Canberra também já havia ficado coberto de fumaça vinda dos incêndios que atingem o país.

Os incêndios florestais e as tempestades de poeira foram exacerbados pelo calor e pela seca extrema. A vegetação da Austrália está secando desde janeiro de 2017 - a pior seca já registrada. O estado de Nova Gales do Sul recebeu menos de 25 mm de chuva por ano nos últimos três anos, o que nunca aconteceu antes.

A seca piorou os fenômenos naturais, como a tempestade de poeira de domingo - e também devastou os meios de subsistência das pessoas: criadores de gado e ovelhas viram suas terras rachadas e ressecadas nos últimos anos, e muitos estão lutando para manter seus animais vivos.

Milhares de pessoas já foram às ruas no país para cobrar medidas mais duras para lidar com o problema.

G1

COMENTÁRIOS