Offline
Após apelo, governo anuncia repatriação e quarentena de brasileiros
03/02/2020 11:27 em Ciência e Saúde

Calebe Guerra mora em Wuhan há um ano e meio e faz parte de grupo de brasileiros que pediu para governo brasileiro tirá-los da cidade
Foto: Skype/Reprodução / BBC News Brasil

O ministério das Relações Exteriores informou no fim da tarde deste domingo (2) que o governo está adotando todas as medidas necessárias para trazer de volta os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus.

 De acordo com a nota divulgada pela pasta, serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.

Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.

Mais cedo, a BBC News Brasil revelou que um grupo de brasileiros na China fez um apelo ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada de cidadãos do país afetado pelo surto do coronavírus.

Na carta-aberta, gravada em um vídeo publicado no YouTube na manhã deste domingo, 2, eles lembram as operações de evacuação já feitas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território brasileiro. A carta-aberta é datada de 30 de janeiro, e todos os que assinam a carta são residentes —alguns ainda estão em Wuhan, na província de Hubei, epicentro do surto, e outros já deixaram a região.

Ontem, o Ministério da Saúde informou que existem 16 casos suspeitos do novo coronavírus no país. Nenhum caso foi confirmado. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério, os casos suspeitos estão em São Paulo (8), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), Ceará (1) e Paraná (1). Há ainda dez casos descartados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) , São Paulo (2), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (3).

De acordo com os números da Organização Mundial de Saúde, ja são 259 mortos e 11.953 casos confirmados em todo o mundo. Destes, 11.821 foram registrados na China.

Leia a íntegra da nota do ministério das Relações Exteriores:

"NOTA À IMPRENSA

Repatriação dos brasileiros que se encontram em Wuhan/Hubei, China, em decorrência da epidemia de coronavírus.

O governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.

O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente. A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis.

Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa"

COMENTÁRIOS