Offline
Casos suspeitos de novo coronavírus sobem para 136 no estado de SP
02/03/2020 11:08 em Ciência e Saúde

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu para 136 no estado de São Paulo, segundo balanço divulgado neste domingo (1) pelo Ministério da Saúde. Apenas dois casos da doença foram confirmados no Brasil, ambos de moradores de São Paulo que estiveram na Itália.

O número de casos suspeitos da doença aumentou 49% entre sábado (29) e domingo (1). No total, 48 casos suspeitos já foram descartados no estado.

Segundo a secretaria de Saúde, para um caso ser considerado suspeito é necessário que o paciente tenha apresentado, além dos sintomas respiratórios, histórico de viagem ou contato com caso suspeito.

No sábado (29), a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde divulgaram que existiam 91 suspeitos da doença e confirmaram o segundo caso de coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 32 anos que reside em São Paulo e que chegou de Milão, na Itália, na quinta-feira (27).

Neste domingo (1) o governador João Doria se manifestou em suas Redes Sociais a respeito do segundo caso confirmado em São Paulo.

"Mesmo com o 2º caso confirmado de coronavírus em SP, reforço que não existe motivo para pânico. Os dois casos foram adquiridos fora do país. Ou seja, não há indícios da circulação do vírus em território nacional. Não precisamos mudar a rotina em escolas e empresas. Vamos reforçar as regras básicas de prevenção, como o uso de álcool gel ou água e sabão e seguir as recomendações da Secretaria de Saúde", disse Doria.

Mesmo com a segunda confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. (G1)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!