Offline
Parceria entre alunos da USP e empresa cria máquina para coleta de óleo de cozinha usado, para ser transformado em biodiesel
28/04/2021 11:42 em Tecnologia

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, em parceria com um empresário, desenvolveram um equipamento que promete auxiliar na coleta do óleo de cozinha usado. O objetivo é incentivar a reciclagem, já que o óleo recolhido será transformado em biodiesel.

O óleo descartado irregularmente é tão prejudicial à natureza que apenas um litro pode contaminar 25 mil litros de água, causando descontrole do oxigênio e a morte de peixes.

A ideia de criar o equipamento teve início em 2018, mas somente agora, em 2021, eles atingiram o resultado esperado. A expectativa é recolher 800 litros de óleo usado por mês.

“Aqui a gente vê uma oportunidade incrível de gerar um impacto na sociedade através do retorno financeiro, até impacto com alunos de como executar o projeto e colocar em prática o que recebemos da universidade”, relatou o estudante Fabio Rodrigues.

O professor de engenharia mecânica da USP Oscar Rodriguez explicou que em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, a maior parte do biodiesel é feita do óleo descartado, que chega a mais de 10%, enquanto no Brasil utiliza-se apenas 2%.

"A gente precisa aprender a reaproveitar esse óleo de soja para a produção do biodiesel, que depois é misturado para a produção desse combustível superior", disse.
Desafios

Com a pandemia e a paralisação das aulas presenciais, os estudantes levaram a máquina para uma república, para que os experimentos tivessem continuidade.

“A gente teve que reorganizar a forma que a gente trabalhava, que se comunicava, a forma como a gente compartilhava nossas informações, nossas ideias, então essa foi uma parte que foi muito desafiadora, e a gente conseguiu fazer com que o trabalho acontecesse", explicou o universitário Guilherme Gorla.

Processo
O óleo usado é colocado dentro da máquina e, depois de alguns minutos, o recipiente é devolvido ao ‘doador. Uma tela inserida no equipamento mostra a quantidade de óleo despejada e qual foi a contribuição doador para a natureza.

“O óleo pode ser reutilizado para as pessoas conseguirem ter uma retribuição financeira em troca", disse Erick Abbade.

O material coletado pelo equipamento é levado para uma empresa especializada para que seja transformado em biocombustível menos poluente. Ele poderá ser usado como complemento do diesel em caminhões e caminhonetes.

Instalação

Com os testes finalizados, o objetivo é levar a máquina para perto da população e instalá-la em um supermercado.

Segundo o empresário Zadrik Mendonça, o grupo estuda dar uma recompensa para quem descartar o resíduo no equipamento.

"O usuário pode levar o óleo de cozinha e receber algo em troca. Muitas das vezes as pessoas não têm incentivo e não sabem como descartar. A máquina vai reconhecer esse óleo e vai gerar uma pontuação para o doador. Essa pontuação será trocada por descontos ou por produtos nos supermercados ou empresas parceiras", explicou.

EPTV

COMENTÁRIOS