Offline
Autoridades desmentem relato de mulher que disse ter dado à luz 10 bebês
24/06/2021 09:12 em Mundo

Segundo investigações oficiais, é falso o relato a sul-africana Gosiame Sithole de que ela teria dado à luz 10 bebês no início do mês.

Nenhum hospital na província de Gauteng tem registro desses nascimentos, e exames médicos afastaram a possibilidade de que Sithole tenha estado grávida recentemente, segundo o governo local.

A mulher de 37 anos agora está detida sob a legislação para custódia de pessoas com distúrbios na saúde mental.

A nota do governo de Gauteng não aborda as possíveis razões para a mulher ter inventado a história.

O relato dela foi publicado pela primeira vez pelo site Pretoria News, do grupo Independent Online (IOL). Depois que um prefeito confirmou os nascimentos, outros veículos da imprensa, incluindo a BBC, publicaram a história. Mas posteriormente, um porta-voz do governo local disse que o prefeito não tinha visto os bebês e só tinha a palavra da família.

A publicação do Pretoria News dizia que Sithole teve os 10 filhos em 7 de junho no Hospital Universitário Steve Biko na capital, Pretoria, e denunciou a falta de preparo da equipe médica.

A mulher acusou o hospital e o governo da província de encobrir uma negligência médica.

 

"Essas alegações são falsas, não embasadas e servem apenas para atacar a boa reputação do Hospital Universitário Steve Biko e do governo provincial de Gauteng", disse uma nota da autoridade local, acrescentando que iria processar judicialmente o editor-chefe do Pretoria News, Piet Rampedi, e o IOL.

Doações milionárias

Sithole, que tem gêmeos de seis anos, e seu parceiro Teboho Tsotetsi moravam em Thembisa, um município perto de Joanesburgo, na província de Gauteng.

De acordo com o IOL, eles frequentavam a mesma igreja de Rampedi, onde eles se conheceram em dezembro. Em maio, o editor entrevistou o casal que disse estar esperando oito bebês — fotos mostram Sithole aparentemente grávida.

A surpresa com um número maior de bebês no parto, 10, foi noticiada pelo Pretoria News em 8 de junho, citando Tsotetsi como a fonte.

Mais tarde, o suposto pai disse que recebeu notícias da mulher por mensagens de texto, uma vez que não teria ido ao hospital por conta das restrições em meio à pandemia de coronavírus.

Rampedi também se baseou em mensagens do WhatsApp para apurar a história, e não buscou informações do próprio hospital.

O casal começou a receber doações, incluindo US$ 1 milhão de rands (cerca de R$ 350 mil) do presidente do IOL, Iqbal Survé.

Mas a história começou a gerar suspeitas porque o Pretoria News não divulgou o hospital onde os bebês nasceram.

Somente dez dias após o suposto parto, o IOL publicou acusações contra o Hospital Universitário Steve Biko.

As coisas ficaram ainda mais estranhas depois que Tsotetsi relatou o desaparecimento da mulher e pediu às pessoas que parassem de fazer doações.

Enquanto isso, assistentes sociais conseguiram rastrear Sithole e ela foi internada em um hospital para exames na sexta-feira passada (18).

Um documento de autoria de Rampedi, ao qual o portal News24 teve acesso, pediu desculpas ao IOL pelo "dano à sua reputação". O editor afirmou que deveria ter tratado a história mais como uma investigação do que uma história simpática.

COMENTÁRIOS