Offline
Região deve ter ventos fortes a partir desta sexta-feira; veja orientações para evitar transtornos
21/10/2022 15:52 em Utilidade Pública

Do G1- A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de ventos fortes que atingirá todo o estado a partir desta sexta-feira (21), permanecendo até sábado (22).

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), não há previsão de acumulados elevados, 50 mm, porém, como um grande volume de água pode cair em um espaço curto de tempo, pode trazer alguns transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e destelhamentos.

Com a aproximação de uma frente fria, há previsão de ventos de 50 km/h nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Litoral Norte, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto; ventos de até 60 km/h para as regiões de Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Marília, Registro e São José dos Campos; ventos de 70 km/h na capital, Região Metropolitana e Campinas; e o destaque é para as regiões de Itapeva e Sorocaba, que podem ter ventos de até 80 km/h.

Orientações

Por conta deste cenário meteorológico, a população deve ficar atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e entrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou, até mesmo, um veículo. As pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e iOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Foto: Talissa Medeiros/g1

COMENTÁRIOS