Offline
Bailão da 104 com Bailão da 104 (Marco Antônio) das 15:30 às 19:00Bailão da 104 com Bailão da 104 (Marco Antônio) das 15:30 às 19:00
Aos 92 anos, nadador do interior de SP inspira gerações com coleção de medalhas: 'Aproveitar a saúde'
Por Administrador
Publicado em 16/06/2025 11:52
Notícias Região

Nadador aos 92 anos, Flávio Mota é morador de Bauru (SP), e segue firme nas piscinas, impressionando pela dedicação e pelas conquistas acumuladas ao longo de décadas no esporte. O atleta já participou de diversas competições nacionais e internacionais, e é considerado um exemplo de vitalidade e inspiração para toda a família.

Veterano nas piscinas, ele coleciona histórias e medalhas. Já competiu nacionalmente e em outros países, como Panamá, Argentina, Uruguai e Colômbia: "Eu acompanhava, todo campeonato eu ia. E graças a Deus eu tomei gosto pela coisa", conta.

Mesmo com mais de 90 anos, ele segue participando de torneios sem o frio na barriga de competidores iniciantes.

“A gente não tem aquela responsabilidade de ganhar. Mas enfim, vamos aproveitar a saúde que a gente ainda tem.”, diz Flávio.

Uma das lembranças mais marcantes de Flávio, é o seu pódio no Pan-Americano que aconteceu Colômbia.

“Perdi para um americano e fiquei em segundo no Panamericano. Para mim, eu acho que foi a melhor que eu tive. Foi muito bacana.”, relata a lembrança.

Inspiração

Para os filhos e netos, o Flávio é mais do que um atleta, é uma inspiração diária. A família conta que chegou algumas vezes, o veteranos não avisava que ia competir e apenas chegava em casa no dia seguinte, com uma medalha.

A convivência com o pai e avô é motivo de disputa saudável entre os familiares: “A gente briga entre nós para ficar com o meu ele. Desde pequeno, ele sempre foi assim, os três filhos grudados nele. Ele levava pra piscina, ensinou a nadar, sempre estava dando o exemplo.”, contam os familiares.

O orgulho da família ultrapassa as conquistas esportivas, vai também pela pessoa de paz e do bem, que exala amor, sendo um exemplo como atleta e ser humano.

Saúde como prioridade
Além de manter o corpo ativo, Flávio faz questão de cuidar da mente e do estilo de vida. Segundo ele, o esporte é muito importante para os jovens, o que ajuda a evitar as drogas atuais, como fumar e consumir bebidas alcóolicas.

O tempo passou, mas a energia de Flávio continua firme. Dentro das piscinas, no carinho com a família ou na sabedoria com que vive, ele mostra que sua história é feita de superação e inspiração: “Eu olho com saudade disso aí, porque eu nadei pra caramba, pelo jeito.”, brinca.

 

TVTem

Comentários
Carregando comentários...