Offline
Procissão fluvial reúne milhares de fiéis em Ibitinga
03/02/2020 11:07 em Notícias Região

Mais de 4 mil fiéis participaram da tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes neste domingo (2), em Ibitinga.

Durante toda a manhã, a população ribeirinha aguardou a passagem da imagem da santa e das embarcações pelas águas do Rio Jacaré Guaçu.

A embarcação com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes levou esperança para quem tem fé e vive da pesca se arriscando por rios e mares. Ao todo foram 10 quilômetros agitando as águas do rio e homenageando à santa.

Além da demonstração de fé, os ribeirinhos aproveitaram para agradecer as graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes e também reforçar os pedidos para que os rios da região sejam preservados e que temporada de pesca seja abundante.

Uma das idealizadoras da festa religiosa, a pescadora Sueli do Carmo Cassiano conta que encontrou na santa proteção e inspiração para defender a natureza. Uma associação criada por moradores tem atuado para manter a tradição e conservar o rio.

"A gente está sempre aqui no rio, por isso nós começamos um trabalho, e a gente pede a nossa senhora pra que nos proteja.”

Os fiéis e embarcações foram abençoados um a um. Fé renovada pra seguir navegando em segurança. Durante as comemorações a prefeitura também distribuiu mudas de árvores nativas da região.

A cidade que tem forte vocação para o turismo de contemplação, graças ao Pantaninho Paulista, vê potencial também no turismo religioso. “A procissão reúne esses dois tipos de turismo, os fiéis de toda a região e também as pessoas que gostam de apreciar a natureza, os rios”, afirma o secretário de Turismo de Ibitinga, André Racy. (TVTem)

COMENTÁRIOS