Offline
HC aplica 400 doses da CoronaVac no 1º dia de imunização contra a Covid-19 em Ribeirão Preto
20/01/2021 12:15 em Notícias Região

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) aplicou 400 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, na terça-feira (19), primeiro dia de imunização na cidade.

A aplicação do imunizante aos profissionais da saúde continua nesta quarta-feira (20) nas unidades campus da USP e de emergência, no Centro da cidade.

A expectativa é de que cerca de 3 mil trabalhadores recebam a primeira dose da vacina nesta primeira fase de imunização. O HC recebeu do estado um lote com 6.520 imunizantes.

Os profissionais receberão duas doses da CoronaVac. A segunda está prevista para ser aplicada daqui a 21 dias.

"Outros hospitais preferiram dar todas as doses como primeiras doses, sem ter certeza se poderia ou não completar o esquema depois. Nosso hospital optou vacinar apenas aqueles para os quais a gente tem certeza que vai poder garantir a segunda dose", diz Fernando Bellissimo, infectologista do HC e membro do comitê de vacinação do hospital.

Primeiras aplicações

As primeiras aplicações da CoronaVac em Ribeirão Preto aconteceram em uma cerimônia na manhã de terça-feira, com a presença do governador João Doria (PSDB) e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A técnica de enfermagem Maria Luci dos Santos, de 44 anos, foi a primeira ser imunizada na cidade. Depois, iniciou-se a vacinação nos outros profissionais da saúde ao longo do dia.

Para os trabalhadores do setor que atuam fora do HC, a expectativa da Prefeitura é de que a campanha de vacinação comece na quinta-feira (21).

A cidade ainda aguarda o carregamento com as doses de CoronaVac, que vai ser distribuído pelo governo de São Paulo. Os lotes estão no centro de distribuição, em Pinheiros, na capital paulista.

EPTV

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!